18 de jun. de 2010

Petrobras prevê iniciar produção de fertilizantes no MS em 2014

A fábrica de fertilizantes da Petrobras projetada para ser construída no Mato Grosso do Sul começará a produzir em 2014.
A unidade, que produzirá amônia e uréia a partir de setembro de 2014, é um dos quatro novos investimentos da Petrobras na área de fertilizantes para aumentar a produção brasileira e reduzir a importação.

A instalação da fábrica será em Três Lagoas (MS) e as demais unidades serão construídas em Uberaba (MG), Linhares (ES) e Laranjeiras (SE).

Os investimentos da Petrobras ocorrem em meio a um plano do governo brasileiro de deixar o país auto-suficiente em fertilizantes em um prazo de dez anos.

Em 2009, o Brasil, uma potência agrícola, importou cerca de metade do consumo interno, de 22,4 milhões de toneladas, segundo dados da Associação Nacional para a Difusão de Adubos.

A fábrica de Três Lagoas, que será abastecida pelo gás natural transportado pelo Gasoduto Bolívia-Brasil terá capacidade para produzir 1,21 milhões de toneladas por ano de uréia e 81 mil toneladas por ano de amônia.

Em 2009, segundo a nota da estatal, o Brasil produziu 1,118 milhão de toneladas de uréia (626 mil toneladas em unidades da estatal) e importou 2,21 milhões de toneladas para atender à demanda.

Já a oferta de amônia, em 2009, foi de 185 mil toneladas para uma demanda de 505 mil toneladas.

As projeções para 2015, quando as quatro novas unidades de fertilizantes estarão em funcionamento, apontam para produção de 3,659 milhões de toneladas de uréia diante de uma demanda de 4,076 milhões de toneladas. A oferta de amônia chegará a 782 mil toneladas por ano, atingindo a autossuficiência desse produto no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário