3 de mai. de 2010

O Profissional Biotecnólogo

O biotecnólogo ou o engenheiro em biotecnologia e bioprocessos pode trabalhar nos setores agrícola e industrial e nas áreas de saúde e meio ambiente. Em saúde, ele atua no desenvolvimento de formas de diagnóstico, na produção de vacinas, remédios e hormônios de crescimento e no tratamento e prevenção de doenças. Cerca de 42% das instituições comerciais da área se concentram neste segmento, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Biotecnologia (Abrabi).

No setor agrícola, é possível desenvolver plantas geneticamente modificadas resistentes a pragas e a condições climáticas adversas. As técnicas aplicadas são capazes ainda de aumentar a produtividade do plantio e a qualidade do fruto.

Como usa processos biológicos em vez de químicos, a biotecnologia também é empregada na área ambiental para recuperar solos desgastados e contaminados e tratar resíduos industriais.

Quem opta pela área industrial pode trabalhar com a criação de fontes alternativas de biocombustíveis, mercado considerado muito promissor tendo em vista o alto preço do petróleo e a exaustão das reservas mundiais. O profissional da indústria também atua na produção de produtos de limpeza e tecidos.

A produção de vitaminas, enzimas e aminoácidos para fazer alimentos como biscoitos e bolos é outra vertente do trabalho na área industrial. Essas substâncias deixam o produto mais crocante, brilhante e duradouro. A biotecnologia também é usada na produção de alimentos e bebidas que utilizam processos fermentativos como o pão, a cerveja e o vinho.

Fonte: globo.com

http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,AA1312957-5604,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário